quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Relação entre Opsonização e fagocitose

        Opsonização em imunologia é o processo que facilita a ação do sistema imunologico por fixar apsoninas ou fragmentos de complemento na superfície bacteriana permitindo a fagocitose.
        A fagocitose se divide em 4 estágios, que são a quimiotaxia, aderência, apsonização, ingestão e destruição.

1- Quimiotaxia

Os neutrofilos são estimulados a deixar a circulação sanguínea devido a um aumento das células endoteliais( as células endoteliais emitem proteínas) que prendem os neutrofilos nas paredes dos vasos sanguíneos pequenos. A partir dai migram para o interior dos tecidos atraídos por determinadas substancias químicas (quimiotaxia).


2- Aderencia e opsonização 

Quando o neutrofilo encontra uma particulas estranha, deve-se ligar-se a elas. Para isso acontecer, deve ocorrer o revestimento da partícula ser fagocitada por proteínas carregadoras positivamente. Os antígenos revestidos por estas proteínas se ligarão aos neutrofilos e posteriormente fagocitadas. Estas moléculas que revestem os antígenos são chamados de opsoninas.


3- Ingestão

Quando um neutrofilo encontra um antígeno, seus pseudopodos se direcionam por cima e ao seu redor desse antígeno e ocorre uma ligação entre as opsoninas o organismo e os receptores dos neutrofilos. Após firmemente aderido a superfície neutrofilica, o antígeno é empurrado para o interior da célula e a medida que o citoplasma o engloba, fica preso em uma vacúolo,o fagossomo

4- Destruição

A destruição do antigeno ingerido ocorre por e mecanismo independentes, a digestão por enzimas lisossomicas e a explosão respiratória.  



RESUMO GERAL
  
   Relação entre opsonização e fagocitose é que apsonisação vai auxiliar para que as partículas estranhas possa ser englobado pelo neutrofilo que ira realizar fagocitose. A apsonização ira facilitar o englobamento dessas partículas através de proteínas que ir fixar nesse antígeno e que finalmente ele possa ser englobado e destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário